Os cupins são insetos que vivem numa sociedade super organizada assim como abelhas e formigas. Têm classes sociais e cada qual com sua função específica.
Um dos cardápios preferidos dos cupins está a celulose e tudo que tem ela na sua composição como carpetes, papéis de parede, livros e móveis.
Mesmo sendo tão pequenos, os cupins têm mandíbulas fortes e conseguem destruir além de madeiras, fiações elétricas e até mesmo paredes de concreto. E olha que eles são herbívoros e decompositores, podendo ter um tipo de alimento ou serem mais variados: madeira viva ou morta, detritos vegetais em vários graus de decomposição, herbáceas e gramíneas vivas, húmus e solo com variação de matéria orgânica, fezes (principalmente de herbívoros) e vegetais vivas, lenhosas ou não.
Quanto as espécies não celulósica podem se alimentar de gesso, couros, plástico, tijolos, mantas impermeabilizantes, argamassa, etc.
Então, se você pensava que era só móvel velho melhor ficar atento ao primeiro sinal desses insetos, pois eles se multiplicam rapidamente e principalmente em regiões onde o clima costuma ser quente.